Bacharelado em Ciências Biológicas e o PET Biologia

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco tem por objetivo a formação, treinamento, qualificação, desenvolvimento de habilidades e competências e certificação de biólogos para atuarem em pesquisa básica ou aplicada, nos diversos setores da sociedade, e capazes de atuarem com responsabilidade social, ética profissional e competência técnico-científico contribuindo para minimizar ou solucionar problemas relativos à explotação, produção, conservação, beneficiamento e comercialização de recursos naturais renováveis, além de contribuir para o bem-estar físico e desenvolvimentos educacionais, sociais, culturais e econômicos da população.
O biólogo, no âmbito de sua especialidade, pode atuar, principalmente, nas áreas de bioquímica, microbiologia e imunologia, hematologia, micologia, genética, zoologia, botânica, educação ambiental, educação em saúde, saúde pública, planejamento familiar, ecologia, parasitologia, fitossanidade, entre outras.

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Bacharelado em Ciência Biológicas foi criado em 1991 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atualmente está vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação - MEC/SESu. Atualmente o PET-Biologia é composto por 12 bolsistas, os quais são orientados por uma professora-tutora, cuja função, dentre tantas outras, é orientar os petianos nas atividades do grupo e estimular a aprendizagem destes nas diversas áreas. Este é um programa que visa atuar dentro da tríade universitária, ou seja, abordando as áreas de ensino, pesquisa e extensão, tendo em mente a indissociabilidade destas. Assim sendo, o programa tem com objetivos principais: o desenvolvimento de atividades acadêmicas que abordem os diversos temas das ciências biológicas, contribuir para a melhoria da qualidade da graduação e estimular uma formação ampla dos alunos ligados direta ou indiretamente a ele.